Atividades

Todos os textos e exercícios apresentados nas páginas deste blog foram extraídos do livro de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental II. Salvo algumas adequações...


Bianchini, Edwaldo

Matemática / Edwaldo Bianchini – 6. Ed. – São Paulo : Moderna, 2006
“Componente curricular: Matemática”


Quinta-Feira
01 de novembro de 2012
 Exercícios


1.      Classifique as variantes em quantitativas ou qualitativas.

a.       Salário                                                      ___________________________
b.      Sexo                                                          ___________________________
c.       Número de irmãos                                    ___________________________
d.      Opinião sobre a qualidade da água           ___________________________
e.       Número do sapato                                     ___________________________
f.       Escolaridade                                              ___________________________

2.      Dê dois exemplos de variáveis quantitativas e dois exemplos de variáveis qualitativas.

______________________________         ______________________________
_____________________________         _____________________________

3.      Em um clube, cada um dos participantes de um jogo de futebol tinha a idade (em anos) representada abaixo:

17
20
18
16
19
20
18
17
19
16
18
18
20
17
18
17
19
20
20
16
17
20



Organize esses dados em uma tabela de distribuição de freqüência e, depois, responda às questões:

Distribuição das idades dos participantes do jogo de futebol num clube (em anos)
Idade





Frequência absoluta






a.       Quantos participantes tem 17 anos?                                             __________
b.      Quantos participantes tem até 18 anos?                                       __________
c.       Qual é o número de participantes com mais de 18 anos?          ___________

4.      Para pesquisar o programa de televisão preferido dos estudantes de uma escola com 1.200 alunos, foram selecionados de maneira imparcial, 400 alunos. Com base nessas informações, responda:

a.       Quantos alunos tem a população envolvida na pesquisa?          ___________
b.      A amostra dessa pesquisa é formada por quantos alunos?        ___________

5.      Para realizar uma pesquisa referente à qualidade da coleta de lixo de determinada  cidade, o instituto responsável pela pesquisa escolheu uma amostra formada por moradores de um mesmo bairro. Analisando a situação apresentada, pode-se afirmar que conclusões obtidas por essa pesquisa são significativas? Justifique.

Justificativa:
________________________________________________________________________________________________________________________________

6.      As estaturas, em metro, de alguns jogadores de basquete de um clube esportivo são:

1.98
1.99
2.01
2.05
2.01
2.10
1.99
1.99
2.05
2.01
2.10
2.01

Usando essas informações, construa uma tabela de distribuição de freqüência e responda:

Distribuição das estaturas de alguns jogadores de basquete de um clube (em metros)
Estaturas





Frequência absoluta






a.       Quantos jogadores foram considerados nesse levantamento?     __________
b.      Quantos jogadores tem estatura superior a 2 metros?                  __________
c.       Nesse grupo de jogadores, qual é a maior estatura?                      __________
d.      Qual é a estatura que representa maior freqüência?                     __________

7.      O professor de Educação Física registrou o batimento cardíaco por minuto dos alunos de sua turma. Observe os números que ele registrou:

75
80
92
90
92
85
92
90
92
90
76
85
75
76
75
85
90
76
90
80
77
88
76
78
76
88
78
78
76
78
78
90
78
76
77
77
85
76
85
76
79
92
78
90
85
77
79
77
80
88

Com essas informações, construa uma tabela de distribuição de freqüência e responda:

Distribuição dos batimentos cardíacos dos alunos de Ed. Física (em minutos)
Batimentos










Frequência absoluta











a.       Quantos alunos de Educação Física foram pesquisados?              __________
b.      Qual foi o menor batimento por minuto apresentado?                   _________
c.       Quantos alunos apresentaram batimento superior a 79 por minuto?     ______
d.      Nesse grupo de alunos, qual valor de batimento por minuto apresenta maior freqüência?      ___________________




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Quinta-Feira
08 de novembro de 2012

 Exercícios

1.       Considere o gráfico a seguir e responda às questões.






a.       Considerando que 1 hectare equivale a 10.000 m², e que a área de um campo de futebol é de 10.800 m², o equivalente a quantos campos de futebol foram desmatados em cada estado?
b.      Construa um gráfico de barras com os dados obtidos no item a.

2.       O gráfico a seguir apresenta o faturamento das empresas de telecomunicações no Brasil, de 1999 a 2007. Faça o que se pede:





a.       Calcule a percentagem de crescimento de cada segmento, de 1999 a 2007, e conclua qual foi o segmento que mais cresceu nesse período.
b.      Qual foi o segmento que menos cresceu nesse período?
c.       Redija um texto que sintetize as informações apresentadas nesse gráfico.

3.       Observe o mapa e a tabela a seguir.




Regiões do Brasil
Área (em milhões de Km)
Norte
3,8
Nordeste
1,5
Sudeste
0,9
Sul
0,6
Centro-Oeste
1,6



a.       Construa um gráfico de colunas que represente a área de cada região brasileira, conforme a tabela.

b.      Construa um gráfico de colunas que represente a quantidade de estados de cada região brasileira.

c.       Qual região brasileira tem maior área?

d.      Indique a região brasileira que tem maior quantidade de estados.

e.      É correto afirmar que a região de menor área tem a menor quantidade de estados?



4.       Faça uma pesquisa em sites da internet, jornais e revistas e selecione três (03) gráficos estatísticos que apresentem dados de assuntos diferentes.



a.       Para cada gráfico elabore três questões.

b.      Troque os gráficos que você pesquisou e as questões que você elaborou, com outro colega. Responda às questões elaboradas pelo colega e, depois, conversem sobre as respostas apresentadas



5.       A consultora Economática realizou uma pesquisa para verificar o lucro de algumas empresas brasileiras que possuem ações negociadas na bolsa de valores. Os dados obtidos foram registrados no gráfico de colunas abaixo:




a.       Construa um gráfico de linha para essa situação.
b.      Em que ano o lucro das empresas foi maior?
c.       O que é possível observar em relação ao lucro das empresas brasileiras nesse período?
d.      Em sua opinião, qual dos dois tipos de gráfico permite visualização mais rápida da sequência dos lucros obtidos, nas empresas brasileiras, no período de 2004 a 2009?

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Quinta-Feira
15 de novembro de 2012

  Exercícios

1.    Na tabela abaixo estão as massas, em grama, de 50 crianças nascidas na Maternidade Mariá Lago, em determinado período.
  



a.     Reproduza essa tabela, acrescentando uma terceira coluna com a frequência relativa.

b.    Qual é a porcentagem que apresentou maior frequência?

c.     Observando a tabela que você construiu, qual é o significado dos 16%?

d.    Considerando ideal que a massa de um recém-nascido seja de mais de , o que podemos concluir com base nos dados dessa maternidade, nesse período?



2.    Em uma pesquisa para saber o tempo, em hora, que os jovens gastam ouvindo música durante um dia obtiveram-se os seguintes resultados:





a)    Construa uma tabela de distribuição de frequência para essa situação, apresentando a frequência relativa em porcentagem.

b)    Qual é a frequência dos jovens que gastam mais de 3 horas ouvindo música durante um dia?

c)     Determine a frequência relativa dos jovens que gastam 3 horas ouvindo música durante um dia?

d)    Analisando a tabela de distribuição de frequência construída, o que representam os 25%?

e)    Podemos afirmar que mais de 50% dos jovens passam mais de 3 horas, por dia, ouvindo música? Justifique sua resposta.



3.    Com base no gráfico, resolva:
 

a)    Construa uma tabela de distribuição de frequência com a frequência relativa em porcentagem.

b)    Qual é a frequência relativa dos participantes do ENEM com 18 anos da Escola Maria Olímpia?

c)     Qual a porcentagem de participantes com idade superior a 17 anos?

d)    O que é possível perceber, em relação à participação do ENEM, à medida que a idade dos alunos aumenta?



4.    A tabela abaixo mostra o tempo, em hora, que os meninos e as meninas da turma B acessam a internet semanalmente:






a)    De acordo com os dados da tabela, é possível afirmar que na turma B o percentual de meninos e o percentual de meninas que acessam a internet por 4 horas semanalmente são iguais? Justifique.

b)    Construa a tabela de frequência relativa na forma percentual e verifique se sua resposta do item a está correta.
 
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Quinta-Feira
22 de novembro de 2012



Exercícios

1.      Para avaliar a quantidade das lâmpadas produzidas por uma empresa, foi registrado o tempo, em dia, de duração de 20 dessas lâmpadas:



a)    Construa uma tabela de distribuição de frequência absoluta para essa situação.
b)    Determine a moda dessa distribuição de frequência.

2.      Em uma pesquisa sobre as preferências esportivas de 1.500 pessoas, obteve-se:


Podemos dizer que, entre os pesquisados, o esporte da moda é o futebol? Justifique.



3.      Faça uma pesquisa com os colegas de classe e descubra qual é o esporte da moda, entre vocês.



_______________________________________________________________
  

Exercícios

1.      O quadro abaixo mostra o número de alunos matriculados no 9º ano de uma escola no período de 2006 a 2009. Considere esses dados para responder às questões:



a)    Quantos alunos foram matriculados no 9º ano dessa escola nesses quatro anos?
b)    Qual foi o número médio de alunos matriculados nos quatro anos indicados?
c)     Em que anos o número de matrículas foi inferior à média?

2.      Num concurso, a prova escrita tem peso 3 e a prova prática tem peso 2. Qual é a média de um candidato que obteve nota 8 na prova escrita e nota 5 na prova prática?

3.      Cláudia é professora de Matemática. Ela obtém a média bimestral dos alunos propondo 3 atividades durante o bimestre: a nota da primeira atividade tem peso 1, a da segunda tem peso 2, e a da terceira tem peso 3. Calcule a média bimestral de um aluno de Cláudia que obteve 4,0 na primeira atividade, 7,0 na segunda e 8,0 na terceira.  

4.      No primeiro trimestre do ano, uma concessionária de automóveis vendeu o número de veículos indicado no quadro:



Faça o que se pede.



a)    Qual foi o número médio de automóveis vendidos na concessionária nesse primeiro trimestre?

b)    Quantos carros foram vendidos acima da média em marco?

c)     Tomando como base os três primeiros meses, faça uma estimativa de quantos automóveis devem ser vendidos no primeiro semestre do ano.

d)    Mostre duas formas diferentes de se chegar ao resultado do item anterior?

5.      Uma imobiliária vendeu 5 terrenos a R$ 48.000,00 cada um e 10 terrenos a R$ 45.000,00 cada um.

Qual foi o valor médio dos terrenos vendidos pela imobiliária?

6.      O salário mensal, em real, de cada um dos 10 funcionários de uma empresa é:



a)    Construa uma tabela de distribuição de frequência para essa situação.

b)    Determine o salário modal (moda) desses funcionários.

c)     Quantos funcionários recebem salário mensal igual ao salário modal?

d)    Calcule o salário mensal médio desses dez funcionários.

e)    Quantos funcionários recebem salário mensal igual ao salário mensal médio?


7.      Uma fábrica decidiu testar a duração média, em hora, de 10 tipos de lâmpadas que produzia, deixando-as acesas até quanto suportassem. Segundo o controle de qualidade dessa fábrica, os modelos que tivessem duração de 20 horas a menos que a média não deveriam mais ser produzidos.

Observe no quadro o número de horas que cada tipo de lâmpada permaneceu acesa nesse teste.



Responda à questão:

Quais tipos de lâmpadas não deveriam mais ser produzidas?



________________________________________________________________



Exercícios


1.      Nos últimos 5 dias José gastou, em real, as quantias abaixo:





 
Determine o gasto mediano (mediana) que José teve nesses 5 dias.

2.      Esta é a relação do salário mensal, em real, de 10 funcionários de uma empresa:



 
 
Determine o salário mediano (mediana) desses funcionários.

3.      Marta registrou o tempo, em minuto, que seus colegas gastam no percurso de casa à escola:



Determine:

a)      A mediana desses valores

b)      A moda desses valores

c)      O tempo médio desse percurso

d)      Em sua opinião, que medida caracteriza melhor esse grupo de dados? Por quê?


4.      Observe o gráfico e resolva:


 
a)      Quantos jovens residem no edifício?

b)      Calcule a idade média desses jovens.

c)      Determine a idade modal desses jovens?

d)      Calcule a idade mediana desses jovens?

e)      Se forem acrescentados a esses dados dois jovens de 16 anos, o que acontecerá com cada medida de tendência central calculada anteriormente?


5.      O fabricante de Chocolate Chocobom realizou uma pesquisa sobre a preferência de 1.500 consumidores em relação a 5 tipos. Observe o resultado da pesquisa.



Determine qual das duas medidas de tendência central caracteriza melhor essa pesquisa? Justifique.

___________________________________________________________
 
Quinta-Feira
29 de novembro de 2012
 Exercícios_Noções de Probabilidade


1.       Em uma urna há 9 bolas pretas, 5 bolas amarelas e 3 bolas vermelhas. 

Responda:
Se retirarmos uma bola ao acaso, qual a probabilidade de sair uma bola amarela?


2.       A professora Cláudia irá sortear, ao acaso, um aluno entre os 30 alunos da sala.


Sabendo que há 18 meninas na sala, qual é a probabilidade de ser sorteada uma menina? E de ser sorteado um menino?

3.       Considerando o lançamento de dois dados, determine:


a)      a probabilidade de a soma das faces ser 8.
b)      a probabilidade de a soma das faces ser um número par.
c)       a probabilidade de a soma das faces ser maior que 10.

4.       Quantos alunos há na sua classe? Quantos são meninos? Calcule a probabilidade de que, ao se sortear um aluno ao acaso, esse aluno seja um menino.

___________________________________________________________________



Quinta-Feira
06 de dezembro de 2012

Avaliação_Estatística e Nocões de Probabilidade

1.         Considerando o lançamento de dois dados, determine:



a)      a probabilidade de a soma das faces ser 7.
b)      a probabilidade de a soma das faces ser um número par.
c)       a probabilidade de a soma das faces ser menor que 7.

2.      Em um clube, cada um dos participantes de um jogo de futebol tinha a idade (em anos) representada abaixo:

17
20
18
16
19
20
18
17
19
16
18
18
20
17
18
17
19
20
*
20
16
17
20
*

Organize esses dados em uma tabela de distribuição de freqüência e, depois, responda às questões:

Distribuição das idades dos participantes do jogo de futebol num clube (em anos)
Idade





Frequência absoluta






a.    Quantos participantes tem 20 anos?                                            
b.    Quantos participantes tem até 19 anos?                                      
c.    Qual é o número de participantes com mais de 17 anos? 
       

3.      No primeiro trimestre do ano, uma concessionária de automóveis vendeu o número de veículos indicado no quadro:

Janeiro
48
Fevereiro
12
Março
63

Faça o que se pede.

a)   Qual foi o número médio de automóveis vendidos na concessionária nesse primeiro trimestre?
b)   Quantos carros foram vendidos acima da média em marco?
c)    Tomando como base os três primeiros meses, faça uma estimativa de quantos automóveis devem ser vendidos no primeiro semestre do ano.
d)   Mostre duas formas diferentes de se chegar ao resultado do item anterior?

4.      Com base no gráfico, resolva:






a)   Construa uma tabela de distribuição de frequência com a frequência relativa em porcentagem.
b)   Qual é a frequência relativa dos participantes do ENEM com 17 anos da Escola Maria Olímpia?
c)    Qual a porcentagem de participantes com idade superior a 17 anos?
d)   O que é possível perceber, em relação à participação do ENEM, à medida que a idade dos alunos aumenta?

5.      Marta registrou o tempo, em minuto, que seus colegas gastam no percurso de casa à escola:

10
120
15
20
30
30
25
60
40
40
50
30
20
15
35
35
20
60
90
90
15

Determine:

a)   A mediana desses valores
b)   A moda desses valores
c)    O tempo médio desse percurso
d)   Em sua opinião, que medida caracteriza melhor esse grupo de dados? Por quê?

6.       A consultora Economática realizou uma pesquisa para verificar o lucro de algumas empresas brasileiras que possuem ações negociadas na bolsa de valores. Os dados obtidos foram registrados no gráfico de colunas abaixo:



a.    Construa um gráfico de linha para essa situação.
b.    Em que ano o lucro das empresas foi menor?
c.     O que é possível observar em relação ao lucro das empresas brasileiras nesse período?
d.    Em sua opinião, qual dos dois tipos de gráfico permite visualização mais rápida da sequência dos lucros obtidos, nas empresas brasileiras, no período de 2004 a 2009?

7.      Para avaliar a quantidade das lâmpadas produzidas por uma empresa, foi registrado o tempo, em dia, de duração de 20 dessas lâmpadas:

15
10
12
14
10
12
12
12
12
13
13
14
14
10
15
14
15
12
15
10

a)      Construa uma tabela de distribuição de frequência absoluta para essa situação.
b)      Determine a moda dessa distribuição de frequência.
c)      A moda coincide com a mediana?

8.      Lucas inventou o seguinte jogo com dados: O desafiante lança dois dados, se em pelo menos um dos dados sair o número 1, Lucas ganha o jogo. Se em pelo menos um dos dados sair como menor número o 2 ou o 3, o desafiante lança os dados novamente. E se em pelo menos um dos dados não sair os números 1, 2 ou 3, o desafiante ganha o jogo. Quem tem maior probabilidade de vencer o jogo: Lucas ou o desafiante?
 


30 comentários:

  1. Agora sim, estou motivada a aprender esta disciplina. tudo ficou como dendo um desafio realizar e participar...

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  2. Colegas!!!
    Se possível, mande-me por e-mail sua opinião sobre a 5ª questão, não sei que justificativa dá.

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  3. Estes exercícios devem ser feitos com cautela.
    A cada resposta uma nova reflexão. Bom se acertarmos tudo...

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    1. gente ta bom d++ Edileia depois eu mando para vc pelo e-mail
      vamos la galera rumo a matematica

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    2. E galera vou falar q essas atividades não são faceis não viu

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  4. Bom saber que as atividades estão sendo socializadas.

    Se cada um puder ajudar o colegas, legal!!!

    Assim, a aprendizagem e o ensino ficam melhor...

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  5. professor , as atividades estava muito dificio , mais mesma assim eu fiz as atividades .

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    1. Alessandra!
      Aproveite os vídeos para assistir mais vezes as aulas ministradas, certamente os conceitos expostos na sala de aula virão à sua mente e facilitará na hora de resolver as atividades...

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  6. Queridos alunos,

    Aproveitem o máximo das atividades aqui dispostas para enviar suas produções por e-mail.
    Cada atividade realizada conta pontos na avaliação da unidade.

    Sucesso a todos...

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  7. Olá Colegas!!!

    tô precisando de ajuda nas atividades... Se fizeram mande pr e-mail
    claudia212sansil@gmail.com

    Preciso passar na avaliação.

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    1. Cláudia. Qalquer dúvida...possa ajudá-la. mande-me um e-mail das dúvidas e lhe responderei.

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  8. Puxa! Valeu apena criar a conta para participar.
    Esse blog me surpreende a cada página. Agora posso fazer e pedir ajuda dos meus irmãos na hora do dever. O dificil é só a falta de internet. Mas no laboratório vou fazer minhas atualização.

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    1. Continue assim, Évelin. Seu sucesso é o nosso sucesso.

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  9. Não sei se vou conseguir fazer as atividades mas ficou bom demias para nos copiar quando faltar na aula.

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    1. Daniela. Podemos interagir por e-mail. Qualquer dúvida estou sempre a disposição. A avaliação está próxima.

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  10. Bom poder contar com ese recuso na hora de estudar.
    Só pude esta com as atividades em dias porque elas estao aqui.
    E a ajuda das colegas por e-mail me ajudou bastante.

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    1. Isso mesmo Daiane. A ajuda dos colegas são importantes no processo de aprendizagem. Ajude os demais. Mande sempre as novidades por e-mail.

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  11. a se os outros profesore for assim.. seria muto bom.

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    1. Olá Camila. Só depende de você. Repasse esta sua conclusão para os demais. Eles certamente irão buscar uma forma de aplicar esta metodologia.

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  12. Esta Página é um diferencial.
    Todos os outros professores deveriam fazer o mesmo.
    Assim, alunos e professores tinha tudo organizado.
    Ajuda nos estudos de qualquer um.

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    1. Isso mesmo Ediléia. As atividades faze-nos refletir e praticar. A prática promove descobertas e inovações. Continue assim.

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  13. resolva a questao no caderno (saresp) na figura ao lado, tem-se os quadrados Q1 e Q 2. a area do triangulo T, A - 100 b-76 c-54 d-48

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  14. olá!
    será que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?

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  15. olá!
    será que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?

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  16. olá!
    será que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?

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  17. olá... vc pode responder o que lhe perguntei?

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  18. Estou com dificuldade na atividade 4 alguem pode me ajudar?

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