Todos os
textos e exercícios apresentados nas páginas deste blog foram extraídos do
livro de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental II. Salvo algumas adequações...
Bianchini,
Edwaldo
Matemática /
Edwaldo Bianchini – 6. Ed. – São Paulo : Moderna, 2006
“Componente curricular: Matemática”
“Componente curricular: Matemática”
Quinta-Feira
01 de novembro de 2012
Exercícios
1.
Classifique as variantes em
quantitativas ou qualitativas.
a. Salário
___________________________
b. Sexo
___________________________
c. Número
de irmãos ___________________________
d. Opinião
sobre a qualidade da água ___________________________
e. Número
do sapato ___________________________
f. Escolaridade ___________________________
2.
Dê dois exemplos de variáveis
quantitativas e dois exemplos de variáveis qualitativas.
______________________________ ______________________________
_____________________________ _____________________________
3.
Em um clube, cada um dos participantes
de um jogo de futebol tinha a idade (em anos) representada abaixo:
17
|
20
|
18
|
16
|
19
|
20
|
18
|
17
|
19
|
16
|
18
|
18
|
20
|
17
|
18
|
17
|
19
|
20
|
20
|
16
|
17
|
20
|
Organize
esses dados em uma tabela de distribuição de freqüência e, depois, responda às
questões:
Distribuição das idades dos
participantes do jogo de futebol num clube (em anos)
|
|||||
Idade
|
|||||
Frequência absoluta
|
a. Quantos
participantes tem 17 anos? __________
b. Quantos
participantes tem até 18 anos? __________
c. Qual
é o número de participantes com mais de 18 anos? ___________
4.
Para pesquisar o programa de televisão
preferido dos estudantes de uma escola com 1.200 alunos, foram selecionados de
maneira imparcial, 400 alunos. Com base nessas informações, responda:
a. Quantos
alunos tem a população envolvida na pesquisa? ___________
b. A
amostra dessa pesquisa é formada por quantos alunos? ___________
5.
Para realizar uma pesquisa referente à
qualidade da coleta de lixo de determinada
cidade, o instituto responsável pela pesquisa escolheu uma amostra
formada por moradores de um mesmo bairro. Analisando a situação apresentada,
pode-se afirmar que conclusões obtidas por essa pesquisa são significativas?
Justifique.
Justificativa:
________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
As estaturas, em metro, de alguns
jogadores de basquete de um clube esportivo são:
1.98
|
1.99
|
2.01
|
2.05
|
2.01
|
2.10
|
1.99
|
1.99
|
2.05
|
2.01
|
2.10
|
2.01
|
Usando
essas informações, construa uma tabela de distribuição de freqüência e
responda:
Distribuição das estaturas de
alguns jogadores de basquete de um clube (em metros)
|
|||||
Estaturas
|
|||||
Frequência absoluta
|
a. Quantos
jogadores foram considerados nesse levantamento? __________
b. Quantos
jogadores tem estatura superior a 2 metros? __________
c. Nesse
grupo de jogadores, qual é a maior estatura?
__________
d. Qual
é a estatura que representa maior freqüência?
__________
7.
O professor de Educação Física registrou
o batimento cardíaco por minuto dos alunos de sua turma. Observe os números que
ele registrou:
75
|
80
|
92
|
90
|
92
|
85
|
92
|
90
|
92
|
90
|
76
|
85
|
75
|
76
|
75
|
85
|
90
|
76
|
90
|
80
|
77
|
88
|
76
|
78
|
76
|
88
|
78
|
78
|
76
|
78
|
78
|
90
|
78
|
76
|
77
|
77
|
85
|
76
|
85
|
76
|
79
|
92
|
78
|
90
|
85
|
77
|
79
|
77
|
80
|
88
|
Com
essas informações, construa uma tabela de distribuição de freqüência e
responda:
Distribuição dos batimentos
cardíacos dos alunos de Ed. Física (em minutos)
|
||||||||||
Batimentos
|
||||||||||
Frequência absoluta
|
a. Quantos
alunos de Educação Física foram pesquisados? __________
b. Qual
foi o menor batimento por minuto apresentado? _________
c. Quantos
alunos apresentaram batimento superior a 79 por minuto? ______
d. Nesse
grupo de alunos, qual valor de batimento por minuto apresenta maior freqüência? ___________________
______________________________________________________________________________________________________
Quinta-Feira
08 de novembro de 2012
Exercícios
__________________________________________________________________________________________________________
Quinta-Feira
15 de novembro de 2012
Quinta-Feira
22 de novembro de 2012
Quinta-Feira
29 de novembro de 2012
1. Considere
o gráfico a seguir e responda às questões.
a.
Considerando que 1 hectare equivale a 10.000 m²,
e que a área de um campo de futebol é de 10.800 m², o equivalente a quantos
campos de futebol foram desmatados em cada estado?
b.
Construa um gráfico de barras com os dados
obtidos no item a.
2. O
gráfico a seguir apresenta o faturamento das empresas de telecomunicações no
Brasil, de 1999 a 2007. Faça o que se pede:
a.
Calcule a percentagem de crescimento de cada
segmento, de 1999 a 2007, e conclua qual foi o segmento que mais cresceu nesse
período.
b.
Qual foi o segmento que menos cresceu nesse
período?
c.
Redija um texto que sintetize as informações
apresentadas nesse gráfico.
3.
Observe o mapa e a tabela a seguir.
Regiões
do Brasil
|
Área (em
milhões de Km)
|
Norte
|
3,8
|
Nordeste
|
1,5
|
Sudeste
|
0,9
|
Sul
|
0,6
|
Centro-Oeste
|
1,6
|
a.
Construa um gráfico de colunas que represente a
área de cada região brasileira, conforme a tabela.
b.
Construa um gráfico de colunas que represente a
quantidade de estados de cada região brasileira.
c.
Qual região brasileira tem maior área?
d.
Indique a região brasileira que tem maior
quantidade de estados.
e.
É correto afirmar que a região de menor área tem
a menor quantidade de estados?
4. Faça
uma pesquisa em sites da internet, jornais e revistas e selecione três (03)
gráficos estatísticos que apresentem dados de assuntos diferentes.
a.
Para cada gráfico elabore três questões.
b.
Troque os gráficos que você pesquisou e as
questões que você elaborou, com outro colega. Responda às questões elaboradas
pelo colega e, depois, conversem sobre as respostas apresentadas
5. A
consultora Economática realizou uma pesquisa para verificar o lucro de algumas
empresas brasileiras que possuem ações negociadas na bolsa de valores. Os dados
obtidos foram registrados no gráfico de colunas abaixo:
a.
Construa um gráfico de linha para essa situação.
b.
Em que ano o lucro das empresas foi maior?
c.
O que é possível observar em relação ao lucro
das empresas brasileiras nesse período?
d.
Em sua opinião, qual dos dois tipos de gráfico
permite visualização mais rápida da sequência dos lucros obtidos, nas empresas
brasileiras, no período de 2004 a 2009?
__________________________________________________________________________________________________________
Quinta-Feira
15 de novembro de 2012
Exercícios
1. Na tabela abaixo estão as massas, em
grama, de 50 crianças nascidas na Maternidade Mariá Lago, em determinado
período.
a. Reproduza essa tabela, acrescentando
uma terceira coluna com a frequência relativa.
b. Qual é a porcentagem que apresentou maior
frequência?
c. Observando a tabela que você
construiu, qual é o significado dos 16%?
d. Considerando ideal que a massa de um
recém-nascido seja de mais de
,
o que podemos concluir com base nos dados dessa maternidade, nesse período?
2. Em uma pesquisa para saber o tempo,
em hora, que os jovens gastam ouvindo música durante um dia obtiveram-se os
seguintes resultados:
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência para essa situação, apresentando a frequência relativa em
porcentagem.
b) Qual é a frequência dos jovens que
gastam mais de 3 horas ouvindo música durante um dia?
c) Determine a frequência relativa dos
jovens que gastam 3 horas ouvindo música durante um dia?
d) Analisando a tabela de distribuição
de frequência construída, o que representam os 25%?
e) Podemos afirmar que mais de 50% dos
jovens passam mais de 3 horas, por dia, ouvindo música? Justifique sua
resposta.
3. Com base no gráfico, resolva:
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência com a frequência relativa em porcentagem.
b) Qual é a frequência relativa dos
participantes do ENEM com 18 anos da Escola Maria Olímpia?
c) Qual a porcentagem de participantes
com idade superior a 17 anos?
d) O que é possível perceber, em relação
à participação do ENEM, à medida que a idade dos alunos aumenta?
4. A tabela abaixo mostra o tempo, em
hora, que os meninos e as meninas da turma B acessam a internet semanalmente:
a) De acordo com os dados da tabela, é
possível afirmar que na turma B o percentual de meninos e o percentual de
meninas que acessam a internet por 4 horas semanalmente são iguais? Justifique.
b) Construa a tabela de frequência
relativa na forma percentual e verifique se sua resposta do item a está correta.
_____________________________________________________________
Quinta-Feira
22 de novembro de 2012
Exercícios
1. Para avaliar a quantidade das
lâmpadas produzidas por uma empresa, foi registrado o tempo, em dia, de duração
de 20 dessas lâmpadas:
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência absoluta para essa situação.
b) Determine a moda dessa distribuição
de frequência.
2. Em uma pesquisa sobre as preferências
esportivas de 1.500 pessoas, obteve-se:
Podemos dizer que, entre
os pesquisados, o esporte da moda é o futebol? Justifique.
3. Faça uma pesquisa com os colegas de
classe e descubra qual é o esporte da moda, entre vocês.
_______________________________________________________________
Exercícios
1. O quadro abaixo mostra o número de
alunos matriculados no 9º ano de uma escola no período de 2006 a 2009.
Considere esses dados para responder às questões:
a) Quantos alunos foram matriculados no
9º ano dessa escola nesses quatro anos?
b) Qual foi o número médio de alunos
matriculados nos quatro anos indicados?
c) Em que anos o número de matrículas
foi inferior à média?
2. Num concurso, a prova escrita tem
peso 3 e a prova prática tem peso 2. Qual é a média de um candidato que obteve
nota 8 na prova escrita e nota 5 na prova prática?
3. Cláudia é professora de Matemática.
Ela obtém a média bimestral dos alunos propondo 3 atividades durante o
bimestre: a nota da primeira atividade tem peso 1, a da segunda tem peso 2, e a
da terceira tem peso 3. Calcule a média bimestral de um aluno de Cláudia que
obteve 4,0 na primeira atividade, 7,0 na segunda e 8,0 na terceira.
4. No primeiro trimestre do ano, uma
concessionária de automóveis vendeu o número de veículos indicado no quadro:
Faça o
que se pede.
a) Qual foi o número médio de automóveis
vendidos na concessionária nesse primeiro trimestre?
b) Quantos carros foram vendidos acima
da média em marco?
c) Tomando como base os três primeiros
meses, faça uma estimativa de quantos automóveis devem ser vendidos no primeiro
semestre do ano.
d) Mostre duas formas diferentes de se
chegar ao resultado do item anterior?
5. Uma imobiliária vendeu 5 terrenos a
R$ 48.000,00 cada um e 10 terrenos a R$ 45.000,00 cada um.
Qual
foi o valor médio dos terrenos vendidos pela imobiliária?
6. O salário mensal, em real, de cada um
dos 10 funcionários de uma empresa é:
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência para essa situação.
b) Determine o salário modal
(moda) desses funcionários.
c) Quantos funcionários recebem salário
mensal igual ao salário modal?
d) Calcule o salário mensal médio desses
dez funcionários.
e) Quantos funcionários recebem salário
mensal igual ao salário mensal médio?
7. Uma fábrica decidiu testar a duração
média, em hora, de 10 tipos de lâmpadas que produzia, deixando-as acesas até
quanto suportassem. Segundo o controle de qualidade dessa fábrica, os modelos
que tivessem duração de 20 horas a menos que a média não deveriam mais ser
produzidos.
Observe no
quadro o número de horas que cada tipo de lâmpada permaneceu acesa nesse teste.
Responda
à questão:
Quais
tipos de lâmpadas não deveriam mais ser produzidas?
________________________________________________________________
Exercícios
1. Nos últimos 5 dias José gastou, em
real, as quantias abaixo:
Determine o gasto mediano
(mediana) que José teve nesses 5 dias.
2. Esta é a relação do salário mensal,
em real, de 10 funcionários de uma empresa:
Determine o salário
mediano (mediana) desses funcionários.
3. Marta registrou o tempo, em minuto,
que seus colegas gastam no percurso de casa à escola:
Determine:
a) A mediana desses valores
b) A moda desses valores
c) O tempo médio desse percurso
d) Em sua opinião, que medida
caracteriza melhor esse grupo de dados? Por quê?
4. Observe o gráfico e resolva:
a) Quantos jovens residem no edifício?
b) Calcule a idade média desses jovens.
c) Determine a idade modal desses
jovens?
d) Calcule a idade mediana desses
jovens?
e) Se forem acrescentados a esses dados
dois jovens de 16 anos, o que acontecerá com cada medida de tendência central
calculada anteriormente?
5. O fabricante de Chocolate Chocobom
realizou uma pesquisa sobre a preferência de 1.500 consumidores em relação a 5
tipos. Observe o resultado da pesquisa.
Determine qual das duas medidas de
tendência central caracteriza melhor essa pesquisa? Justifique.
___________________________________________________________
Quinta-Feira
29 de novembro de 2012
Exercícios_Noções de Probabilidade
1. Em
uma urna há 9 bolas pretas, 5 bolas amarelas e 3 bolas vermelhas.
Responda:
Se retirarmos
uma bola ao acaso, qual a probabilidade de sair uma bola amarela?
2. A
professora Cláudia irá sortear, ao acaso, um aluno entre os 30 alunos da sala.
Sabendo que há
18 meninas na sala, qual é a probabilidade de ser sorteada uma menina? E de ser
sorteado um menino?
3. Considerando
o lançamento de dois dados, determine:
a)
a probabilidade de a soma das faces ser 8.
b)
a probabilidade de a soma das faces ser um
número par.
c)
a probabilidade de a soma das faces ser maior
que 10.
4. Quantos
alunos há na sua classe? Quantos são meninos? Calcule a probabilidade de que,
ao se sortear um aluno ao acaso, esse aluno seja um menino.
___________________________________________________________________
Quinta-Feira
06 de dezembro de 2012
___________________________________________________________________
Quinta-Feira
06 de dezembro de 2012
Avaliação_Estatística e Nocões de Probabilidade
3. No primeiro trimestre do ano, uma concessionária de automóveis vendeu o número de veículos indicado no quadro:
1.
Considerando o lançamento de dois dados, determine:
a)
a probabilidade de a soma das faces ser 7.
b)
a probabilidade de a soma das faces ser um
número par.
c)
a probabilidade de a soma das faces ser menor
que 7.
2. Em um
clube, cada um dos participantes de um jogo de futebol tinha a idade (em anos)
representada abaixo:
17
|
20
|
18
|
16
|
19
|
20
|
18
|
17
|
19
|
16
|
18
|
18
|
20
|
17
|
18
|
17
|
19
|
20
|
*
|
20
|
16
|
17
|
20
|
*
|
Organize esses dados em uma tabela de
distribuição de freqüência e, depois, responda às questões:
Distribuição
das idades dos participantes do jogo de futebol num clube (em anos)
|
|||||
Idade
|
|||||
Frequência
absoluta
|
a.
Quantos participantes tem 20 anos?
b.
Quantos participantes tem até 19 anos?
c.
Qual é o número de participantes com mais de 17
anos?
3. No primeiro trimestre do ano, uma concessionária de automóveis vendeu o número de veículos indicado no quadro:
Janeiro
|
48
|
Fevereiro
|
12
|
Março
|
63
|
Faça o
que se pede.
a) Qual foi o número médio de automóveis
vendidos na concessionária nesse primeiro trimestre?
b) Quantos carros foram vendidos acima
da média em marco?
c) Tomando como base os três primeiros
meses, faça uma estimativa de quantos automóveis devem ser vendidos no primeiro
semestre do ano.
d) Mostre duas formas diferentes de se
chegar ao resultado do item anterior?
4. Com base no gráfico, resolva:
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência com a frequência relativa em porcentagem.
b) Qual é a frequência relativa dos
participantes do ENEM com 17 anos da Escola Maria Olímpia?
c) Qual a porcentagem de participantes
com idade superior a 17 anos?
d) O que é possível perceber, em relação
à participação do ENEM, à medida que a idade dos alunos aumenta?
5. Marta registrou o tempo, em minuto,
que seus colegas gastam no percurso de casa à escola:
10
|
120
|
15
|
20
|
30
|
30
|
25
|
60
|
40
|
40
|
50
|
30
|
20
|
15
|
35
|
35
|
20
|
60
|
90
|
90
|
15
|
Determine:
a) A mediana desses valores
b) A moda desses valores
c) O tempo médio desse percurso
d) Em sua opinião, que medida
caracteriza melhor esse grupo de dados? Por quê?
6.
A consultora Economática realizou uma pesquisa
para verificar o lucro de algumas empresas brasileiras que possuem ações
negociadas na bolsa de valores. Os dados obtidos foram registrados no gráfico
de colunas abaixo:
a.
Construa um gráfico de linha para essa situação.
b.
Em que ano o lucro das empresas foi menor?
c.
O que é possível observar em relação ao lucro
das empresas brasileiras nesse período?
d.
Em sua opinião, qual dos dois tipos de gráfico
permite visualização mais rápida da sequência dos lucros obtidos, nas empresas
brasileiras, no período de 2004 a 2009?
7. Para avaliar a quantidade das
lâmpadas produzidas por uma empresa, foi registrado o tempo, em dia, de duração
de 20 dessas lâmpadas:
15
|
10
|
12
|
14
|
10
|
12
|
12
|
12
|
12
|
13
|
13
|
14
|
14
|
10
|
15
|
14
|
15
|
12
|
15
|
10
|
a) Construa uma tabela de distribuição
de frequência absoluta para essa situação.
b) Determine a moda dessa distribuição
de frequência.
c) A moda coincide com a mediana?
8. Lucas
inventou o seguinte jogo com dados: O desafiante lança dois dados, se em pelo
menos um dos dados sair o número 1, Lucas ganha o jogo. Se em pelo menos um dos
dados sair como menor número o 2 ou o 3, o desafiante lança os dados novamente.
E se em pelo menos um dos dados não sair os números 1, 2 ou 3, o desafiante
ganha o jogo. Quem tem maior probabilidade de vencer o jogo: Lucas ou o
desafiante?
Agora sim, estou motivada a aprender esta disciplina. tudo ficou como dendo um desafio realizar e participar...
ResponderExcluirColegas!!!
ResponderExcluirSe possível, mande-me por e-mail sua opinião sobre a 5ª questão, não sei que justificativa dá.
Estes exercícios devem ser feitos com cautela.
ResponderExcluirA cada resposta uma nova reflexão. Bom se acertarmos tudo...
gente ta bom d++ Edileia depois eu mando para vc pelo e-mail
Excluirvamos la galera rumo a matematica
E galera vou falar q essas atividades não são faceis não viu
Excluir
ResponderExcluirBom saber que as atividades estão sendo socializadas.
Se cada um puder ajudar o colegas, legal!!!
Assim, a aprendizagem e o ensino ficam melhor...
professor , as atividades estava muito dificio , mais mesma assim eu fiz as atividades .
ResponderExcluir
ExcluirAlessandra!
Aproveite os vídeos para assistir mais vezes as aulas ministradas, certamente os conceitos expostos na sala de aula virão à sua mente e facilitará na hora de resolver as atividades...
ResponderExcluirQueridos alunos,
Aproveitem o máximo das atividades aqui dispostas para enviar suas produções por e-mail.
Cada atividade realizada conta pontos na avaliação da unidade.
Sucesso a todos...
Olá Colegas!!!
ResponderExcluirtô precisando de ajuda nas atividades... Se fizeram mande pr e-mail
claudia212sansil@gmail.com
Preciso passar na avaliação.
ExcluirCláudia. Qalquer dúvida...possa ajudá-la. mande-me um e-mail das dúvidas e lhe responderei.
Puxa! Valeu apena criar a conta para participar.
ResponderExcluirEsse blog me surpreende a cada página. Agora posso fazer e pedir ajuda dos meus irmãos na hora do dever. O dificil é só a falta de internet. Mas no laboratório vou fazer minhas atualização.
ExcluirContinue assim, Évelin. Seu sucesso é o nosso sucesso.
Não sei se vou conseguir fazer as atividades mas ficou bom demias para nos copiar quando faltar na aula.
ResponderExcluir
ExcluirDaniela. Podemos interagir por e-mail. Qualquer dúvida estou sempre a disposição. A avaliação está próxima.
Bom poder contar com ese recuso na hora de estudar.
ResponderExcluirSó pude esta com as atividades em dias porque elas estao aqui.
E a ajuda das colegas por e-mail me ajudou bastante.
ExcluirIsso mesmo Daiane. A ajuda dos colegas são importantes no processo de aprendizagem. Ajude os demais. Mande sempre as novidades por e-mail.
a se os outros profesore for assim.. seria muto bom.
ResponderExcluir
ExcluirOlá Camila. Só depende de você. Repasse esta sua conclusão para os demais. Eles certamente irão buscar uma forma de aplicar esta metodologia.
Esta Página é um diferencial.
ResponderExcluirTodos os outros professores deveriam fazer o mesmo.
Assim, alunos e professores tinha tudo organizado.
Ajuda nos estudos de qualquer um.
ExcluirIsso mesmo Ediléia. As atividades faze-nos refletir e praticar. A prática promove descobertas e inovações. Continue assim.
resolva a questao no caderno (saresp) na figura ao lado, tem-se os quadrados Q1 e Q 2. a area do triangulo T, A - 100 b-76 c-54 d-48
ResponderExcluirolá!
ResponderExcluirserá que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?
olá!
ResponderExcluirserá que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?
olá!
ResponderExcluirserá que vc pode me enviar a resposta da segunda questão dos exercícios do dia 15 de novembro de 2012?
Você conseguiu a resposta?
Excluirolá... vc pode responder o que lhe perguntei?
ResponderExcluirEstou com dificuldade na atividade 4 alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPoderia me ajudar
ResponderExcluir